top of page

Você é uma pessoa carente ou fria?

  • Foto do escritor: Natali Dudek
    Natali Dudek
  • 10 de abr. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de abr. de 2023

Confira alguns sinais comuns em pessoas carentes e frias.


Ter vontade de estar perto do outro, receber carinho, amar e ser amado é absolutamente normal, sentir aquela vontade de ter alguém do seu lado pode ser uma sensação reconfortante, principalmente no final do dia, parece que recarrega as energias. No entanto, algumas pessoas tem uma necessidade maior que o normal e não se sentem confortáveis em suas próprias companhias.


Você se considera: carinhoso, prestativo, romântico, parceiro? E se essas qualidades mascaram um vazio? Aliás, será que são qualidades ou só você enxerga assim? O carente pode acreditar que é a melhor pessoa do mundo, que faz tudo pelo outro, mas no fundo, sem perceber, ele pode ter um medo de ser abandonado e acaba exagerando nos cuidados com o outro, tenta controlar tudo para que as coisas saiam exatamente como esperado em suas fantasias. É normal presenciar cenas em que a pessoa treme de ansiedade e acaba perdendo momentos leves e descontraídos por estar sempre com paranoias, tendo pensamentos negativos e autodepreciativos como: “sou muito desinteressante, preciso ser mais descolado para ser aceito”, “será que preciso ceder mais ainda aos caprichos do meu parceiro para ele gostar de mim”? “Eu preciso me esforçar mais para que as pessoas gostem de mim”.

A vida de uma pessoa carente costuma ter um vazio, falta estabilidade emocional e confiança, portanto ela costuma viver a vida dos outros porque não sabe muito sobre si mesma e seus propósitos. Falta autoconhecimento mesmo, inclusive eles têm o hábito de não acreditar em suas habilidades e capacidades na vida, o que pode conferir ao outro o poder de tomar as rédeas de seu destino.


Se você já mudou seu jeito de ser por causa de alguém é hora de repensar.


O carente necessita de aprovação das pessoas, por isso pede opinião sobre tudo, e é capaz de mudar completamente de ideia quando alguém lhe diz o contrário. Ele geralmente faz isso para agradar e se tornar um camaleão para as pessoas. Outros sentimentos também são comuns em pessoas carentes: ansiedade e ciúmes. Existe um padrão entre eles que é a insegurança, por isso sentem que podem perder a pessoa amada a qualquer momento, até porque experimentam a sensação de que nunca são bons o suficiente para seus parceiros e acreditam que nunca conseguirão satisfazer todas as necessidades do outro, desse modo a ansiedade vem como resultado de não alcançar o ideal de namorado (a), logo, existirá alguém melhor que ele.


E os frios?


Analisar uma situação e não ser completamente levado pela emoção do momento pode ser algo positivo, pois você não é carregado pela turbulência emocional e consegue equilibrar razão e emoção nas suas decisões. Contudo existe um perfil de pessoas que passaram por algumas situações na vida que fizeram com que se protegessem das emoções. Talvez tiveram pais distantes, decepções e traumas em sua vida, isso contribui para que a pessoa tente se defender dos sentimentos.

Você acredita que é uma pessoa racional? Que está imune as emoções? Ou será que você não tem familiaridade com elas? Pessoas que se consideram frias geralmente são tímidas, podem ter dificuldades em se soltar intimamente, são críticos e muitas vezes sem empatia, mas podem estar alienadas as próprias emoções, não é que não sintam, mas têm dificuldades para interpretar ou entrar em contato com elas, então usam esse escudo para se proteger dos efeitos que uma emoção pode causar. Para a infelicidade dos frios é necessário estar em contato com as emoções para tomar boas decisões e ser feliz.

E como se livrar da carência ou frieza?

É de suma importância investigar e tratar esses sintomas, porque essas pessoas estão mais vulneráveis a desenvolver algum transtorno mental como ansiedade e depressão. O carente poderia se perguntar por que se tornou refém da atenção do outro, porque liga tanto para opinião dos outros e descarta a sua. E o frio poderia tomar mais consciência de seus afetos, usa-los ao seu favor e se comprometer a incluir mais as pessoas em sua vida sem tanto medo. Em ambos os casos é recomendado procurar um especialista para ajudar a chegar nas raízes do problema e guiar para uma mudança.

 
 
whatsapp-icone-2.png
Natali Dudek
Psicóloga - CRP: 08/32614
Tel: (41) 998504607
Email: natalidudekpsicologa@gmail.com
bottom of page