top of page

4 maneiras de desligar o piloto automático!

  • Foto do escritor: Natali Dudek
    Natali Dudek
  • 10 de abr. de 2023
  • 3 min de leitura

4 segredos de como sair do modo automático e ter uma vida com mais experiência, profundidade e significado.



O nosso cérebro é feito para nos poupar energia, nossos mecanismos mentais trabalham ao nosso favor e nós não percebemos toda a engrenagem por trás dessa máquina. A rotina exige que sejamos multitarefas e que devemos dar conta de tudo: casa, filhos, trabalho, vida social, o que nos obriga a ter estratégias para equilibrar tudo isso. O piloto automático tem a função de automatizar comportamentos que já foram aprendidos e repetidos por muitas vezes, isso faz com que as pessoas consigam dirigir sem pensar em cada movimento, escovem os dentes e limpem a casa sem gastar muita energia mental.


O piloto automático por esse ângulo é ótimo, pois nos proporciona mais praticidade, facilidade e autonomia, entretanto, existem situações que não podem ser automatizadas, essas experiências devem ser vividas com mais consciência e presença de espírito, com mais brilho no olho e sentimento. Sabe aquele abraço que você dá em alguém por costume e nem sente de verdade? Pois é, quando estamos no automático perdemos momentos valiosos e quando nos damos conta não temos mais a oportunidade de sentir esses momentos com real intensidade que eles merecem. E para piorar a situação o modo automático te deixa vulnerável a desenvolver depressão, ansiedade e outros transtornos.


Por isso aqui vão algumas dicas para você se conectar com o aqui e o agora:


Dica n.º 1 -Pratique a atenção plena se alimentando (mindfullness):


Ative os seus sentidos e sinta com mais intensidade os pequenos prazeres da vida. Quando for almoçar você pode diminuir o ritmo da mastigação e saborear o gosto de cada tempero, de cada textura do alimento, trazendo a comida para várias partes da língua, traga total atenção ao ato de se alimentar.


Dica n.º 2 -Esteja totalmente presente quando estiver conversando com outra pessoa:


Já percebeu que quando está conversando com alguém ao invés de escutar o que o outro tem para dizer nós ficamos julgando mentalmente o que ele diz? Ou ficamos pensando em possíveis respostas que poderíamos dar para aquele comentário? Ou ficamos distraídos ao celular? Pois então, aqui podemos treinar a escuta ativa e empática, isto significa ouvir o outro com abertura, curiosidade, presença e respeito. Da próxima vez que sentar para conversar com alguém, olhe nos olhos, não interrompa e espere alguns segundos a resposta vir a cabeça para responder a pessoa, sem pressa.


"Aonde você for, lá você está." - Jon Kabat-Zinn

Dica n.º 3 - Inove seus hábitos!


A rotina torna nossos comportamentos automáticos e mecânicos, nós vamos nos acostumando a fazer tudo do mesmo jeito sem pensar nos movimentos e detalhes do dia a dia, por isso é importante trazer consciência e mudança em alguns hábitos diários como fazer um caminho diferente para ir ao trabalho, explorando novas rotas e lugares. Observe alguns lugares bonitos que antes passavam despercebidos e saiba sobre a história de alguns monumentos históricos. Tome banho prestando atenção aos detalhes da água descendo pelo corpo, tente usar a mão esquerda para banhar-se e evite mexer no celular enquanto faz alguma tarefa.



Dica n.º 4 - Se abra para mudanças e saia da zona de conforto.


Resista ao comodismo de estar no mesmo lugar, com as mesmas pessoas, do mesmo jeito e com os mesmos hábitos e hobbies. Experimente novas habilidades, cozinhe algo novo e traga mais criatividade para tarefas comuns. Tente tocar um instrumento, fazer uma aula de dança ou se aventurar por uma trilha na natureza. Se você trouxer mais cor para tua vida provavelmente irá degustar tudo que ela tem para oferecer.

 
 
whatsapp-icone-2.png
Natali Dudek
Psicóloga - CRP: 08/32614
Tel: (41) 998504607
Email: natalidudekpsicologa@gmail.com
bottom of page